quarta-feira, 9 de setembro de 2009

“Alienação? Não estou ouvindo direito. Alô!?!”


Se você não sabe o conceito de Alienação, não se preocupe. Você já está no processo!

Acho que nem o próprio Marx previa um futuro tão desolador! Vejo crianças mais preocupadas em ganhar um telefone celular que tira foto, manda e-mails, conta piadas e, veja... até liga, que preocupadas com a saúde ou a fome das crianças alheias de regiões mais pobres. Eu citaria - até mesmo como clichê - o caso das crianças na África, mas para quê ir tão longe? Afinal, estou no Norte de Minas...

Eu seria um hipócrita se negasse os benefícios advindos do processo tecnológico, porém, o que me assombra é o fato desse processo está acima de tudo e de todos! Mas, não me entenda mal. Isso tudo se inicia com a chamada moeda. Através dela que fazemos tudo o que desejamos (será?!?).

Esclarecendo, as funções da moeda são:

a) Instrumento de facilitação de trocas: nada mais é que a troca do seu trabalho pelo trabalho do outro;
b) Meio de Pagamento: sempre realiza um crédito e um débito;
c) Reserva de valor: através disso, você consegue estocar o seu trabalho;
d) Unidade de valor: padroniza as trocas por uma unidade única de valor;

Esqueci de alguma? Ah.. sim. Funciona também como meio de alienação. Serve também como mecanismo de maximização de status. Mas como? O carro novo que se compra; a blusa da ad!#d@$ que se veste; ou até mesmo um telefone celular com todas aquelas funções que se adquire mediante a um motivo que nem você mesmo sabe, ao fundo. Porém, já parou para pensar quem é que determina todos estes hábitos de consumo? Será que é realmente você?

Bem simploriamente, alienação pode ser entendida como anulação da personalidade individual. Como anda a sua? Você faz tudo aquilo que deseja? Ou faz tudo aquilo que desejam?

Entender economia é tão simples como as funções básicas da moeda citadas acima. Mas, como a moeda, a dificuldades estão na cabeça das pessoas!

Um comentário:

  1. Fala Thiago.
    Como funcionário de uma Instituição Federal de Ensino Superior minha maior preocupação é com o nível cada vez mais baixo que os alunos, principalmente oriundos de escolas públicas, têm ingressado nas universidades, o que comprova que nossas escolas vem gradualmente preparando de forma cada vez menos eficiente esses brasileiros. Quanto pior a qualidade de ensino menor a capacidade de debater o contexto do país, seja na política, economia, educação etc. Parecemos caminhar a passos cada vez mais largos a caminho da Idiocracia (vide: http://pt.wikipedia.org/wiki/Idiocracy).

    Flws ae, abraço.

    ResponderExcluir